quarta-feira, 15 de julho de 2009

Lendas Urbanas dos anos 80

Muitas lendas urbanas surgiram nos anos 80. Eram muitas as pessoas que falavam que sabiam de gente que abriu o boneco do Fofão e encontrou um punhal dentro, ou alguém que disse que viu no jornal que a boneca da Xuxa tinha matado uma garotinha. Ou até mesmo aqueles quadros de crianças chorando que as pessoas diziam que dava azar pra casa e por aí vai. O fato é que nenhuma dessa teorias foi provada, e que essas coisas nunca foram vivenciadas por alguém, e sempre por um conhecido do conhecido do conhecido de um amigo! Vai aí então algumas das lendas urbanas mais conhecidas da década perdida:





Uma das lendas mais famosas dos anos 80 envolvia a boneca da Xuxa. Muitos diziam que o grande sucesso da apresentadora se devia a um pacto que a mesma tinha feito com o Diabo e por isso suas bonecas que foram muito vendidas na época matavam algumas crianças ou as feriam. O que mais se ouvia era que a boneca havia arranhado uma criança tal no estado tal e que uma outra criança moradora da cidade tal tinha sido morta estrangulada pela boneca. As pessoas diziam na época que ambas noticias foram dadas no Jornal Nacional. Parem e pensem! O Jornal Nacional da Globo falando que a boneca Xuxa que também era da Globo tinha matado crianças brasileiras? Hum...nada haver! Isso não faz sentido mesmo! Mas acredite quem quiser!


A lenda que rolava em torno do Fofão era mais ou menos parecida com a da Xuxa. O povo dizia que o grande sucesso do personagem se devia a um pacto que o mesmo havia feito com o Diabo, só que ao invés de o boneco matar crianças ou feri-las, ele tinha um punhal dentro do seu corpo que simbolizava tal pacto! Eu lembro que na época todas as mães enlouquecidas começavam a cortar a barriga dos fofões de seus filhos em busca do tal punhal. E sempre diziam que o encontravam, logo o Fofão era jogado fora ou queimado! Eu por exemplo tinha um Fofão, e minhas tias queriam porque queriam cortar o meu boneco e depois de muita insitência eu deixei! E encontraram um objeto preto que pra elas se tratava de um punhal e pra mim era apenas uma peça do boneco que tinha como objetivo fixar a cabeça ao corpo.



Existem algumas lendas que envolvem os quadros das crianças que choram. Algumas pessoas diziam que estes quadros davam azar pra quem os tivesse em casa, gerando brigas entre os familiares, doenças que apareciam sempre e outras calamidades. Muitas pessoas também diziam que se alguém que tivesse um quadro deste em casa e a meia-noite em ponto os virasse de cabeça pra baixo veria então a imagem de um monstro ou de um dragão. E a lenda deste quadro também foi longe. Muito se disse que na Inglaterra várias pessoas que tinham estes quadros em casa tiveram suas casas incendiadas e que por coincidência o único objeto que nunca era queimado em nenhuma das casas era o bendito quadro! BUUUUUU....





Mais uma lenda urbana envolvendo o nome de Xuxa era que uma das músicas mais conhecidas da apresentadora que se chamava "Meu cãozinho Xuxu" tocada ao contrário era uma espécie de oração ou clamor ao Diabo! Inclusive uma parte da canção diz: Meu rei exu! Recentemente a Igreja Universal divulgou isto em um jornal da própria igreja que é vendido para as pessoas que a frequentam. Em resposta a este fato Xuxa entrou com uma ação jogando a Igreja na Justiça e saindo vencedora!

6 comentários:

  1. isso aí!
    tava esperando esse post!
    nao sabia do quadro da criança chorando
    mas que mal gosto tb...ter um quadro desse.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, é muito legal falar dos anos 80, uma época maravilhosa que nos faz lembrar da infância,gostei desse post,a do fofão e a da barbie eu não sabia, mas a do quadro do menino chorando eu sabia, e a da xuxa, pra variar essa igreja sempre causando polêmica com tudo,infelizmente as igrejas tem uma meia duzia de fanáticos que gostam de aparecer!!
    Só que a xuxa passou por cima disso ai em grande estilo, ela continua famosa , rica e ai?
    São uma cambada de invejosos,que se encomodam com a felicidade dos outros..
    Mas falando de novo do blog, eu amei, já to seguindo...Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Tinha um fofão na casa de minha vó (já falei isso em outro post, mas vou repetir assim mesmo) eu morria de medo desse boneco, se me lembro bem era da minha tia e ela é evangélica e achava bobagem a gente ter medo daquele boneco. Mas eu nunca fui muito corajoso. Eu soube dessa lenda da faca depois que já tinham se livrado do fofão.(Não lembro quem fez aquele boneco sumir...será que fui eu?)

    ResponderExcluir
  4. quando jesus voltar tds nós saberemos a verdade

    ResponderExcluir
  5. O quadro das crianças é verdade. Pode procurar no youtube o video do pintor falando para jogar os quadros fora.
    Virando o quadro de cabeça para baixo, da para ver que ema está morta, essa do menino tem umas mãos...

    ResponderExcluir
  6. O quadro eu acredito algumas olham para cima é assustador..

    ResponderExcluir